A Anfavea divulgou nesta terça-feira (6) o seu balanço mensal com o desempenho da indústria automotiva brasileira em maio. Como tem feito há alguns meses, além dos dados de produção e vendas, a entidade também divulga o resumo dos dados de emplacamentos de veículos eletrificados no país.
Considerando o mercado automotivo no geral, incluindo todos os tipos de propulsão, o mês de maio viu um aumento de 27% na produção nacional. No acumulado do ano, a produção subiu 6,2% e as vendas 9,3% na comparação ano a ano, com as exportações apresentando uma retração de 4,2%.
As vendas de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos de todos os tipos no Brasil em maio foram de 6.431 unidades, um crescimento de 34,4% na comparação com o mês anterior e 89,9% na comparação anual. Desse total, os híbridos responderam por 5.821 unidades e os elétricos a bateria por 610 emplacamentos.
A leitura é que os híbridos tiveram forte expansão, auxiliados pelos primeiros emplacamentos da GWM, que sozinha contribuiu com cerca de 1.000 unidades da linha Haval H6 (híbrido e híbrido plug-in). Isso num momento de retração das vendas na segunda quinzena dos modelos tradicionais a combustão, à espera de um anúncio oficial do governo sobre os incentivos para veículos 0KM.
Já os elétricos a bateria (BEV) têm mantido o patamar de vendas ao longo dos últimos meses, sem oscilação negativa na última quinzena, considerando que sua faixa de preço não é contemplada pelos incentivos (para carros de até R$ 120.000).
Tudo somado, favoreceu o aumento de participação dos eletrificados para 3,9% do mercado automotivo em maio, um novo recorde mensal - no acumulado de janeiro a maio, já foram vendidas mais de 26.000 unidades de modelos híbridos e elétricos, o que representa 3,4% do total de emplacamentos no período de acordo com os dados divulgados pela Anfavea.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul